Conheça as novas marcas chinesas que vão invadir o Brasil ainda em 2024

Por: Nathalia 09/04/2024

Sabe quais as novas marcas chinesas que vão invadir o Brasil ainda em 2024? A popularidade crescente de BYD e GWM atrai outras marcas chinesas e dá início a uma nova incursão asiática no mercado brasileiro.

Agora que o mercado brasileiro está familiarizado com BYD e GWM, emerge uma segunda onda de investimentos por parte das fabricantes chinesas.

Novas marcas já estão se preparando para estabelecer suas operações aqui: Zeekr, Neta, Omoda, Jaecoo e a sino-britânica Morris Garage, mais conhecida como MG.

Um aspecto notável a ser destacado é que todas essas novas marcas chinesas estão chegando independentemente ao Brasil, com um foco forte em veículos híbridos e elétricos.

Anteriormente, era comum que grupos brasileiros negociassem com empresas chinesas para obter os direitos de distribuição, como o Grupo Gandini (com a Geely) e a Venko Motors (antiga importadora da Chery).

Publicidade

Marcas chinesas que vão invadir o Brasil ainda em 2024:

Neta

Estabelecida em 2019 em Shanghai, a Neta é uma subdivisão da Hozon Auto focada em veículos elétricos.

empresa começou a se estabelecer no Brasil no final de 2023, realizando uma análise de mercado e iniciando o processo de contratação de executivos.

A operação ainda está em seus estágios iniciais.

Conheça as novas marcas chinesas que vão invadir o Brasil ainda em 2024
Conheça as novas marcas chinesas que vão invadir o Brasil ainda em 2024

Apesar de não possuir concessionárias ainda, a Neta registrou um veículo no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) no ano passado.

Trata-se do Neta GT, um cupê de quatro lugares que rivaliza com o Tesla Model 3 no mercado chinês. Este esportivo vem com baterias de 64 kWh ou 74 kWh de capacidade, proporcionando uma autonomia entre 550 km e 650 km.

Já a potência varia de 231 cv a 462 cv, dependendo da versão.

Até o momento, este é o único carro registrado no Brasil.

No mercado chinês, a marca também oferece um SUV compacto (Neta Aya), um sedã médio (Neta S) e uma perua (Neta SS).

Os dois primeiros são os mais promissores, considerando o perfil dos motoristas brasileiros.

Zeekr

A Zeekr é parte do Grupo Geely, que também detém a Volvo e a Lynk & Co.

Esta nova marca visa o segmento de luxo no Brasil, mirando acima da BYD e concorrendo diretamente com as fabricantes premium alemãs, como Porsche, Audi, BMW e Mercedes-Benz.

Consequentemente, os carros da Zeekr serão substancialmente mais caros do que os da BYD e GWM, embora os preços ainda não tenham sido divulgados.

Zeekr
Zeekr

Para 2024, a marca planeja importar os modelos Zeekr 001 (um crossover elétrico) e Zeekr X (um SUV médio).

A meta é lançar pelo menos dois novos modelos no Brasil a cada ano.

O crossover será disponibilizado em três versões (Básica, Premium e Flagship).

A versão mais acessível virá com um motor traseiro de 421 cv, autonomia de 600 km e rodas de 21 polegadas.

A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 5,9 segundos.

Já as opções mais caras chegarão ao país com dois motores de 789 cv, tração integral e rodas aro 22.

Segundo a marca, o modelo pode atingir 100 km/h em apenas 3,2 segundos. A autonomia será menor, cerca de 500 km.

A Zeekr ainda não divulgou as especificações técnicas do Zeekr X, nem o pacote de equipamentos.

MG

Você se lembra da MG, a marca britânica que vendia carros no Brasil entre 2011 e 2013?

A matriz chinesa iniciou estudos e planeja abrir uma filial própria ainda em 2024.

Conheça as novas marcas chinesas que vão invadir o Brasil ainda em 2024
Conheça as novas marcas chinesas que vão invadir o Brasil ainda em 2024

O processo de importação ainda deve demorar para começar.

Agora, sem intermediários, a marca pretende aproveitar o sucesso de BYD e GWM para retornar ao país.

Vale ressaltar que a MG faz parte do Grupo SAIC, um dos maiores da China no setor automotivo, desde 2006.


Leia também:

Multas de Trânsito mais caras

 Fiat Strada Ultra T200 2024



No entanto, a MG está em uma fase inicial em comparação com as outras fabricantes da lista, pois apenas começou a considerar um possível retorno.

A empresa ainda não foi oficialmente estabelecida no país, não contratou executivos e nem registrou qualquer veículo no INPI.

Omoda

A chegada da Omoda surpreendeu até mesmo a Chery, sua empresa-mãe.

Isso porque a marca pertence à Chery, que é operada no Brasil pela Caoa desde 2017.

Quando os primeiros carros apareceram em testes em 2022, todos assumiram que a Caoa seria responsável pela importação.

No entanto, a Omoda chega de forma independente, sem vínculos diretos com o Grupo Caoa.

Omoda
Omoda

O primeiro carro a ser vendido será o Omoda 5, um SUV cupê que atualmente é o único modelo oficialmente listado pela marca.

Este modelo conta com um motor 1.5 turbo sem injeção direta e um sistema elétrico de 48 volts, capaz de gerar 160 cv e 25,5 kgfm.

Combinado com o motor elétrico, o SUV produz 204 cv e 34,7 kgfm.

Continue com Amantes de carros.


Tem Vagas de Emprego Portal Hype
pt_BRPortuguese