Sabe quais as novas marcas chinesas que vão invadir o Brasil ainda em 2024? A popularidade crescente de BYD e GWM atrai outras marcas chinesas e dá início a uma nova incursão asiática no mercado brasileiro.
Agora que o mercado brasileiro está familiarizado com BYD e GWM, emerge uma segunda onda de investimentos por parte das fabricantes chinesas.
Novas marcas já estão se preparando para estabelecer suas operações aqui: Zeekr, Neta, Omoda, Jaecoo e a sino-britânica Morris Garage, mais conhecida como MG.
Um aspecto notável a ser destacado é que todas essas novas marcas chinesas estão chegando independentemente ao Brasil, com um foco forte em veículos híbridos e elétricos.
Anteriormente, era comum que grupos brasileiros negociassem com empresas chinesas para obter os direitos de distribuição, como o Grupo Gandini (com a Geely) e a Venko Motors (antiga importadora da Chery).
Marcas chinesas que vão invadir o Brasil ainda em 2024:
Neta
Estabelecida em 2019 em Shanghai, a Neta é uma subdivisão da Hozon Auto focada em veículos elétricos.
empresa começou a se estabelecer no Brasil no final de 2023, realizando uma análise de mercado e iniciando o processo de contratação de executivos.
A operação ainda está em seus estágios iniciais.
Apesar de não possuir concessionárias ainda, a Neta registrou um veículo no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) no ano passado.
Trata-se do Neta GT, um cupê de quatro lugares que rivaliza com o Tesla Model 3 no mercado chinês. Este esportivo vem com baterias de 64 kWh ou 74 kWh de capacidade, proporcionando uma autonomia entre 550 km e 650 km.
Já a potência varia de 231 cv a 462 cv, dependendo da versão.
Até o momento, este é o único carro registrado no Brasil.
No mercado chinês, a marca também oferece um SUV compacto (Neta Aya), um sedã médio (Neta S) e uma perua (Neta SS).
Os dois primeiros são os mais promissores, considerando o perfil dos motoristas brasileiros.
Zeekr
A Zeekr é parte do Grupo Geely, que também detém a Volvo e a Lynk & Co.
Esta nova marca visa o segmento de luxo no Brasil, mirando acima da BYD e concorrendo diretamente com as fabricantes premium alemãs, como Porsche, Audi, BMW e Mercedes-Benz.
Consequentemente, os carros da Zeekr serão substancialmente mais caros do que os da BYD e GWM, embora os preços ainda não tenham sido divulgados.
Para 2024, a marca planeja importar os modelos Zeekr 001 (um crossover elétrico) e Zeekr X (um SUV médio).
A meta é lançar pelo menos dois novos modelos no Brasil a cada ano.
O crossover será disponibilizado em três versões (Básica, Premium e Flagship).
A versão mais acessível virá com um motor traseiro de 421 cv, autonomia de 600 km e rodas de 21 polegadas.
A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 5,9 segundos.
Já as opções mais caras chegarão ao país com dois motores de 789 cv, tração integral e rodas aro 22.
Segundo a marca, o modelo pode atingir 100 km/h em apenas 3,2 segundos. A autonomia será menor, cerca de 500 km.
A Zeekr ainda não divulgou as especificações técnicas do Zeekr X, nem o pacote de equipamentos.
MG
Você se lembra da MG, a marca britânica que vendia carros no Brasil entre 2011 e 2013?
A matriz chinesa iniciou estudos e planeja abrir uma filial própria ainda em 2024.
O processo de importação ainda deve demorar para começar.
Agora, sem intermediários, a marca pretende aproveitar o sucesso de BYD e GWM para retornar ao país.
Vale ressaltar que a MG faz parte do Grupo SAIC, um dos maiores da China no setor automotivo, desde 2006.
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No entanto, a MG está em uma fase inicial em comparação com as outras fabricantes da lista, pois apenas começou a considerar um possível retorno.
A empresa ainda não foi oficialmente estabelecida no país, não contratou executivos e nem registrou qualquer veículo no INPI.
Omoda
A chegada da Omoda surpreendeu até mesmo a Chery, sua empresa-mãe.
Isso porque a marca pertence à Chery, que é operada no Brasil pela Caoa desde 2017.
Quando os primeiros carros apareceram em testes em 2022, todos assumiram que a Caoa seria responsável pela importação.
No entanto, a Omoda chega de forma independente, sem vínculos diretos com o Grupo Caoa.
O primeiro carro a ser vendido será o Omoda 5, um SUV cupê que atualmente é o único modelo oficialmente listado pela marca.
Este modelo conta com um motor 1.5 turbo sem injeção direta e um sistema elétrico de 48 volts, capaz de gerar 160 cv e 25,5 kgfm.
Combinado com o motor elétrico, o SUV produz 204 cv e 34,7 kgfm.
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