Leapmotor C10, nova marca chinesa, é parceira da Fiat e mira o mercado brasileiro
Por: Nathalia 09/05/2024Leapmotor C10, nova marca chinesa: No Brasil, a empresa que adquiriu as ações da Stellantis registrou um SUV elétrico.
Outra marca chinesa também está planejando entrar no Brasil. O Leapmotor é responsável pelo registro oficial do SUV C10 no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Leapmotor C10, nova marca chinesa:
A Leapmotor é uma empresa relativamente nova que foi fundada na China em 2015. É considerado uma startup, assim como a Neta, que também está se preparando para chegar ao Brasil.
Ela vendeu pouco menos de 150 mil carros em 2023 e está listada na bolsa de valores de Hong Kong.
Conheça o C10:
Atualmente, a linha é modesta com quatro modelos, começando pelo C10, o primeiro carro global da marca e o escolhido para registro no Brasil.
Estamos falando de um SUV de porte grande com 4,74 metros de comprimento, 2,83 metros de entre-eixos e 1,90 metros de largura. É semelhante ao tamanho de um Jeep Commander.
Existem três versões de configurações elétricas e elétricas de autonomia estendida na China. Cada um deles tem um motor de 231 cv com potência de 32,6 kgfm.
O tamanho da bateria muda, que pode ser de 52,9 kWh para uma viagem de 410 km no ciclo chinês ou 69,9 kWh para uma viagem de 530 km.
Finalmente, há um motor 1.5 aspirado de 95 cv que funciona como gerador na opção de maior autonomia.
A bateria menor de 28,4 kWh neste caso permite um alcance total de 1.190 km, mas permite 210 km no modo elétrico.
O C10 tem soluções intrigantes no interior, incluindo bancos dianteiros que podem ser rebatidos para formar uma superfície quase plana. A central multimídia tem uma tela de 14,6 polegadas e os botões foram praticamente eliminados, como em outros carros chineses.
Finalmente, há um teto solar panorâmico e acabamento que parece ser de alta qualidade.
Ser parceira da Stellantis, proprietária de marcas como Fiat, Jeep e Peugeot, é um lastro significativo que pode ajudar a Leapmotor a atingir mercados fora da China, como o Brasil. Em outubro de 2023, o conglomerado líder de vendas na América do Sul anunciou que planejava investir 1,5 bilhão de euros para comprar 20% das operações da empresa chinesa, considerada uma das empresas mais promissoras do setor de VE.
Com o aporte, a Stellantis criou a Leapmotor Internacional.
Essa, por sua vez, tem o direito de exportar, vender e fabricar os produtos da Leapmotor para qualquer lugar fora da China.
A Stellantis também terá acesso à plataforma Leap 3.0, a mesma do C10, para seus produtos, além de sua participação em operações fora da China.
Fique por dentro de outras noticias com o Amantes de Carros.