Mazda CX-5 : A Mazda acaba de anunciar oficialmente, mas de forma discreta, uma nova geração do seu SUV mais antigo, o CX-5, após as dúvidas sobre a sua continuidade.
O lançamento previsto é para 2024 e, pela primeira vez, terá motor híbrido.
O anúncio foi feito de forma discreta dentro de um relatório sobre os últimos resultados financeiros da empresa de Hiroshima.
Nesse relatório, o fabricante confirmou que o CX-5, um dos modelos Mazda de maior sucesso, eventualmente receberá uma nova geração.
Mazda CX-5 :
O CX-5, que está em produção desde 2012, confirma a terceira geração do SUV e crossover da marca nipônica.
Em particular, por meio do lançamento de opções na Europa, como o seu primeiro SUV híbrido plug-in CX-60 ou o modelo de 7 lugares CX-80, bem como os modelos anteriores nos Estados Unidos, CX-50, CX-70 e CX-90.
Por outro lado, a Mazda anuncia que a próxima geração do CX-5 terá uma motorização híbrida, o que é um esforço para garantir a continuidade do modelo.
Não especificando se se trata de um híbrido simples ou de um híbrido plug-in mais complexo.
Recorde-se que o fabricante tem vindo a aproveitar, nos últimos tempos, uma maior proximidade da congénere Toyota, partilhando não apenas modelos, como é o caso do novo Mazda2, um irmão quase gémeo do Yaris, como também e principalmente, uma tecnologia híbrida plugar.
O documento afirma que, em relação às datas de lançamento, o novo híbrido CX-5 deverá ser lançado no segundo semestre de 2024 em vários mercados, um dos quais é suposto ser na Europa.
Até 2028, energia elétrica “em grande escala”
Finalmente, é importante lembrar que o próximo Mazda 6 projetado pelo conceito EZ-6 também terá uma motorização híbrida plug-in. no entanto, a sua venda está prevista apenas para a China no momento.
Em relação aos veículos elétricos puros, a Mazda marcou o lançamento de seu primeiro modelo elétrico desenvolvido a a partir de uma plataforma dedicada em 2027.
Em seguida, o lançamento de modelos em grande escala exclusivamente elétricos ocorrerá entre 2028 e 2030.
Fique por dentro desse e outros lançamentos no Amantes de Carros.