Duplicar a presença da Volvo no mercado brasileiro este ano em comparação com 2023 e garantir uma posição dominante no segmento premium: Volvo EX30.
Este é o objetivo audacioso do EX30, o novo compacto elétrico esportivo.
Volvo EX30:
Concebido na China através de um esforço colaborativo com a Geely – administradora da Volvo Cars desde 2010 – o EX30 fez sua estreia global em junho passado.
A fase de pré-venda começou no Brasil depois de três meses, em setembro.
Com o lançamento do XC40 Recharge em setembro de 2021, o novo modelo complementa o portfólio de veículos totalmente elétricos da Volvo.
O C40, que possui a mesma plataforma, foi lançado em março de 2022.
A Volvo tem como objetivo atingir uma faixa de público mais jovem com o lançamento do EX30, que tem uma plataforma menor, abrindo caminho para a categoria de carros elétricos premium.
Na pré-venda, foram vendidas duas mil unidades; até o final de 2024, o EX30 deve emplacar cerca de mil unidades por mês.
Com mais de 8.600 veículos emplacados, o ano de 2023 foi o melhor da história da marca no Brasil. Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil, prevê: “O EX30 colocará a Volvo em um novo patamar de negócios, tanto no Brasil quanto no mundo”.
Primeiras Impressões
O novo SUV está disponível em quatro versões diferentes: Core (51 kWh) custa 229.950 dólares, Core Extended Range (69 kWh) custa 249.950 dólares, Plus Extended Range (69 kWh) custa 277.950 dólares e Ultra Extended Range (69 kWh) custa 293.950 dólares.
A Volvo afirma que as tarifas de importação aumentaram os preços, que estavam entre R$ 10 mil e R$ 14 mil acima dos que foram anunciados no momento do pré-lançamento.
Embora não seja um carro barato, nem pretende ser, seus preços são bastante competitivos em relação aos concorrentes dos segmentos premium que usam tomadas elétricas, como Audi, BMW, Jaguar, Lexus, Mercedes-Benz e Porsche.
O SUV menor da Volvo tem 4,23 metros de comprimento, 2,65 metros de distância entre eixos, 1,83 metros de largura e 1,54 metros de altura.
Em comparação com o XC40, ele é 21 centímetros mais curto, cinco centímetros a menos de distância entre eixos, três centímetros mais estreito e 11 centímetros mais baixo.
Dependendo da versão, as rodas têm 18, 19 ou 20 polegadas.
Com uma capacidade de 318 litros, as portas-malas podem aumentar até 904 litros se o encosto do banco traseiro for rebatido.
O EX30 tem um design “clean” típico escandinavo, com um capô em forma de cunha e sem grau frontal. O conjunto óptico possui luzes de circulação diurna em formato de “T” deitadas, todas com leds.
As lanternas de led também são colocadas nas colunas “C” e são colocadas duas a cada lado.
Já a carroceria está disponível em cinco cores diferentes: amarelo, preto, azul, prata e branco.
A versão Ultra inclui um teto solar panorâmico.
Câmera 360 graus, banco elétrico e assistente de estacionamento (bastante funcional) são outros benefícios exclusivos da configuração “top”.
O EX30 vem com uma bateria de 69 kWh na versão Core, que tem 250 quilômetros de autonomia segundo o Inmetro; As versões Plus, Ultra e Core têm uma bateria de 51 kWh, que tem 338 quilômetros de autonomia.
O motor, com potência de 272 cavalos e torque de 34,9 kgfm, com tração traseira, é o mesmo em todas as configurações.
A variante de entrada tem 5,7 segundos para zero a 100 km/h e a variante de extensão tem 5,3 segundos.
O EX30 mantém as boas tradições de segurança da Volvo.
A versão básica Core inclui Pilot Assist, alerta de abertura de porta, frenagem de emergência com detecção de ciclistas e pedestres e seis airbags.
Atrás do volante há um sensor que pode detectar movimentos de rosto e olhos ao redor de três vezes por segundo.
Isso permite que o carro detecte se o motorista está desatento, sonolento ou distraído.
Para melhorar a experiência do usuário, empresas de tecnologia como Google, Apple e Qualcomm estão disponíveis.
No entanto, há alguns “excessos de tecnologia” que parecem difíceis de entender.
Por exemplo, o banco elétrico, os ajustes dos retrovisores e até a abertura das portas-luvas são feitos apenas por meio da multimídia.
Para economizar dinheiro, os botões de acionamento dos vidros dianteiros e traseiros estão no console central em vez de estarem nas portas.
A falta de saídas de ar condicionado para os bancos traseiros deve ser explicada pela mesma razão.
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