O óleo do motor, as pastilhas de freio e a correia dentada são componentes de conhecimento geral que exigem substituição regular. Veja 5 Itens do Carro que devem ser trocados, mesmo sem uso.
Afinal, além de serem essenciais para manter a garantia do veículo, quando desgastados, representam um perigo evidente para a segurança dos ocupantes.
5 Itens do Carro que devem ser trocados, mesmo sem uso:
Pneus e peças de borracha.
Os pneus são válidos por cinco anos.
As peças de borracha precisam de cuidado especial. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, verificar se um pneu está “careca” não é a única maneira de avaliar a validade dele.
Devido a isso, muitos estepes intocados também “vencem”, ou seja, não são usados.
Mesmo que os pneus pareçam bons, após cinco anos, a borracha se deteriora e perde suas características originais, como a aderência ao solo.
Isso também se aplica a outras peças de borracha, como mangueiras do radiador, que precisam de manutenção a cada cinco anos ou menos.
Extintor de incêndio
O extintor de incêndio, que tem validade de cinco anos, é outro item que precisa ser substituído, mesmo que não seja usado. Ele não é mais um item necessário no carro, mas usá-lo vencido pode resultar em multa.
Além de correr o risco de precisar do equipamento e ele não funcionar corretamente, usar um extintor vencido é uma infração de trânsito grave.
Isso resulta em uma multa de R$ 195,23, além de cinco pontos na CNH do condutor e retenção do veículo no local até que seja liberado para seguir viagem.
Filtro de ar do motor
Além disso, os filtros de ar do motor do carro devem ser substituídos. Se o veículo percorrer 20 mil km ou a distância indicada no manual de instruções, o prazo é de um ano ou até menos.
Quando ele está sujo, a qualidade do ar e do combustível cai. Além disso, existe a possibilidade de sujeira acumular no motor, o que reduz o desempenho e exige mais combustível.
Combustível
O combustível que está no tanque dos carros também tem um prazo de validade você sabia?.
Depois de dois ou três meses, o combustível perde sua octanagem, o que pode causar danos ao motor do carro.
Os depósitos de bomba no tanque e nas tubulações podem ser causados pelo uso de combustível vencido, o que pode dificultar o arranque do motor, causar engasgos e aumentar o consumo.
E os airbags
Não há consenso sobre a validade dos airbags. As montadoras costumavam fornecer um prazo de validade de dez a quinze anos para o equipamento de segurança em carros mais antigos. O airbag deve ser substituído a cada 10 anos na Europa, mas leva mais de 15 anos nos Estados Unidos.
No Brasil, as marcas informam o prazo, mas alguns indivíduos acreditam que a peça é válida durante toda a vida útil do veículo, desde que nunca seja acionado. A peça é projetada para durar por muito tempo, a menos que haja um problema ocasional.
Continue com Amantes de Carros.