Fiat F1H: A nova geração do Fiat Panda, o modelo clássico de entrada da marca italiana na Europa, será apresentada pela Stellantis em 11 de julho.
Embora o próximo hatch de entrada utilize o “corpo” da Citroën, será micro-híbrido e mais avançado.
O projeto F1H, que se estende por todo o mundo, traz o modelo para o Brasil.
Segundo fontes, isso ocorrerá no primeiro trimestre de 2026.
O projeto F1H representará uma nova era da Fiat, com projetos puramente regionais , específicos para o mercado brasileiro, e modelos compartilhados com outros mercados, como a Europa e a Turquia. No entanto, o hatch nacional não leva necessariamente o nome Panda.
O projeto brasileiro é chamado de “Argo de nova geração” dentro dele, o que indica que é possível que ele mantenha o nome definitivo.
No entanto, existe a possibilidade de ele se chamar de Panda , e até o antigo nome Uno é considerado de volta.
De qualquer forma, a plataforma modular global CMP, desenvolvida pela Peugeot-Citroën, terá sua estreia na fábrica de Betim (MG) com o Fiat F1H.
Além disso, o Citroën C3 fabricado pela mesma Stellantis em Porto Real (RJ) terá sua base estrutural.
Após obter informações de fontes, as imagens de patente do Fiat F1H demonstraram que a descrição da coluna A e a passagem dela para o teto são exatamente as mesmas do C3, bem como da coluna B.
Isso sugere que os dois modelos usarão a mesma estrutura monobloco.
Saiba mais sobre Fiat F1H:
A estamparia sofrerá mudanças, como os vincos e os formatos das portas laterais e das caixas de roda.
Da mesma forma, os balanços dianteiros e traseiros do F1H serão mais sobressalentes que os do C3, aumentando o comprimento de menos de 4 metros para cerca de 4,10 metros, à semelhança do Chevrolet Onix e Volkswagen Polo, no mercado indiano.
A largura e os entre-eixos devem ser idênticos aos da Citroën, com 2,54 m e 1,75 m. No entanto, assim como o C3, o modelo ficará posicionado como um hatch de vão livre do solo robusto e generoso.
É importante notar que a família C3, que será vendida na Europa com motores apenas elétricos, serve de base para o projeto F1H. Isso indica que ele será mais avançado em termos de segurança e tecnologia do que o Citroën brasileiro.
Sua meta é superar Argo e Mobi no mercado nacional.
No entanto, no Brasil, ele não será o modelo mais barato da Stellar.
Este papel será aplicável ao próprio Citroën C3, que custa cerca de R$ 70 mil.
O Fiat F1H vem em seguida, com preços entre R$ 80 mil e R$ 110 mil.
O 1.0 Firefly (manual), o 1.3 Firefly (manual ou CVT) e o Turbo 200 1.0 turbo micro-híbrido de 12V serão todos flexíveis.
Fique por dentro dessa e de outras novidades no Amantes de Carros.