O Jeep Compass 2.0 Hurricane é um veículo extremamente esportivo que custa menos que 1.3T.

Por: Nathalia 08/07/2024

O Jeep Compass 2.0 Hurricane, equipado com um motor 2.0 Hurricane-4 a gasolina e tração 4×4, testado provou que ser insano não significa ser tão esbanjador.

Tudo está bem para o Jeep Commander.
Mas será que o Jeep Compass tem um motor 2.0 turbo com 272 cv e 40,8 kgfm? Embora possa não ter sido necessário, não prejudicou o desempenho do SUV médio.

O primeiro contato com o modelo já havia demonstrado claramente isso.

O Jeep Compass 2.0 Hurricane é um veículo extremamente esportivo que custa menos que 1.3T.
O Jeep Compass 2.0 Hurricane é um veículo extremamente esportivo que custa menos que 1.3T.


No entanto, nosso teste de desempenho com seu louco Jeep Compass Blackhawk confirmou isso.

O motor 2.0 turbo a gasolina do Jeep Compass é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos. Este é o mesmo motor do Ram Rampage.

Publicidade

O Compass S, equipado com um motor 1.3 turbo de 185 cv, atinge a mesma marca em 10,3 segundos no mesmo teste.
O desempenho do 2.0 turbodiesel (170 cv) foi de 11,4 segundos.

Jeep Compass 2.0 Hurricane
Jeep Compass 2.0 Hurricane

Devido ao câmbio automático de nove marchas e ao sistema de tração integral, a versão diesel pode fornecer a força necessária para as rodas.

O Jeep Compass Blackhawk testado consumiu menos combustível do que as versões com motor 1.3 turbo e tração dianteira, mesmo com esse peso adicional e a missão de girar todas as rodas ao mesmo tempo.

O motor 2.0 Hurricane-4 não é flexível, mas o Jeep Compass pode atingir 9,3 km/l na cidade e 13,3 km/l na cidade em média com gasolina.

Mesmo com gasolina, o 1.3 turbo pode fazer 13 km/l em estrada e faz 9,3 km/l na cidade.

O motor menor gasta mais dinheiro porque trabalha com mais folga.
Além disso, considere que temos uma troca de nove marchas em vez de uma de seis marchas.

Por outro lado, devido à enorme diferença de preço entre eles, o consumo e o desempenho não seriam motivos fortes para justificar a troca de uma versão por outra.

O Compass Blackhawk custa R$ 279.990 em vez de R$ 236.990, uma diferença de R$ 43.000.
A Overland custaria R$ 266.990 se a versão abaixo tivesse o mesmo motor e um degrau de R$ 30.000.

Compass Blackhawk
Compass Blackhawk

No entanto, a Jeep teve que reavaliar completamente a dinâmica do Compass.

Para evitar que o Compas Hurricane fosse conduzido de forma caótica, foi ajustada uma suspensão mais firme e com geometria que fazia o volante esterçar quando todo o torque do motor chegava às rodas.

Jeep Compass 2.0 Hurricane :

A principal coisa que eles fizeram foi tornar a suspensão mais confortável ao passar pelas imperfeições do asfalto.

O carro melhora a vida de quem está no banco traseiro porque absorve mais.

O impulso rápido desapareceu. É um comportamento esportivo, mas mais semelhante ao de um carro norte-americano.

Não é necessário que um veículo com vocação esportiva seja extremamente rápido e capaz de fazer curvas com precisão.

É verdade que uma suspensão dura permite mais precisão em circuitos, mas os outros compromissos se sobrepõem.

O novo ajuste permite que a carroceria se incline um pouco mais nas curvas do que as sedãs esportivas de muitos anos atrás. Além disso, isso não é ruim.

É uma resposta diferente para aqueles que são usados ​​com outras versões e estão inclinados a seguir uma tendência que não existia antes.

No entanto, o Compass Blackhawk possui tração integral e pneus largos e enormes (235/45 R19) para atender à responsabilidade da motocicleta, e funciona de forma perfeita.

A forma como as retomadas fortes grudam no asfalto e seu alongamento nas quatro rodas aumentam suas sensações.
No entanto, o motorista não terá dificuldade em conduzir com tranquilidade porque o motor 2.0 turbo “sobra” é suficiente para funcionar em rotações baixas , como o câmbio de nove marchas permite.

Além disso, em comparação com os outros motores do Compass, o acelerador responde rápido.
Os ajustes elétricos para o banco do carona e o assento do motorista são exemplos de melhorias na versão Blackhawk nessa toada.

O nome da versão é bordado em branco, o acabamento em couro preto com partes de camurça e costura em losangos.

bordado em branco, o acabamento em couro preto
Bordado em branco, o acabamento em couro preto

Além disso, o quadro de instrumentos digitais de 10,25” possui as Performance Pages: modos de visualização que destacam aspectos esportivos como o acelerômetro, a pressão do turbo e o uso de potência e torque do motor instantâneo.

A abertura elétrica dos porta-malas permanece.

No entanto, as características visuais que tornam o Compass Blackhawk identificável incluem rodas de aro 19 personalizadas e pinças de freio pintadas em vermelho.

A carroceria tem logos pretos e, como em todas as versões com o motor 2.0 Hurricane, há duas saídas de escape cromadas.
O Jeep Compass Blackhawk é um carro extravagante que não é necessariamente necessário para os indivíduos mais racionais.

É razoável para muitos ter um SUV médio completo, confortável e com desempenho apenas 0,2 s mais lento que a de um VW Jetta GLI ou do antigo Golf GTI vendido no Brasil.

Combinado com todas as outras melhorias, este Compass é considerado o melhor do mercado no Brasil.

Veja mais no Amantes de Carros.


Tem Vagas de Emprego Portal Hype
pt_BRPortuguese