Por causa do atraso do Yaris Cross, o Toyota Yaris Sedã deixará a linha no final do ano.
Por: Fabiano Moreno 27/06/2024Toyota Yaris Sedã deixará a linha: Empresa decidiu retirar o Yaris Sedã da linha de produção porque o novo SUV Yaris Cross só será lançado no Brasil em meados de 2025.
O escândalo de manipulação dos testes de segurança da Daihatsu e da Toyota, que ocorreu no Japão e envolveu carros que nem sequer foram vendidos no país, mudou significativamente o planejamento da Toyota no Brasil, tanto para os carros que serão lançados quanto para os carros que deixarão de ser produzidos nos próximos anos.
Toyota Yaris Sedã deixará a linha:
O Yaris hatch permanecerá em produção por mais tempo do que os três volumes.
De acordo com o planejamento original da Toyota, as duas carrocerias do Yaris sairiam de linha no final deste ano.
Isso liberaria as linhas para o lançamento do SUV Yaris Cross em 2024-2025.
No entanto, o SUV compacto não será lançado até alguns meses adiante, e o hatch, que vende mais, foi decidido para continuar sendo fabricado até 2025.

“O Toyota Yaris segue no portfólio da marca, reforçando a presença da empresa no segmento de veículos compactos”, disse o conhecido fabricante.
Hoje em dia, há três versões diferentes do Yaris Sedã disponíveis para compra no Brasil.
A versão XL CVT custa R$ 99.920, enquanto a versão XLS CVT custa R$ 126.690.
O hatch custa entre R$ 97.990 e R$ 123.650 nas mesmas versões.
Ambos os carrocerias do Toyota Yaris são vendidos como linha 2025, o que dá à Toyota a capacidade de formar um estoque de três volumes para manter sua presença nas lojas nos primeiros meses de 2025.
A sobrevida do Yaris hatch é crucial para manter os motores 1.5 16V funcionando enquanto a produção do Yaris Cross não começa.
O motor 1.5 do SUV será diferente porque faz parte de um sistema híbrido flex.

Toda a crise na Daihatsu é responsável.
A Daihatsu liderou o desenvolvimento dos compactos emergentes da Toyota por muito tempo por meio da empresa Emerging-market Compact Car (EMCC), que foi dissolvida após o escândalo de manipulação de testes de colisão.
Atualmente, esses projetos são administrados por uma nova empresa chamada Toyota Compact Car Company, que se encarrega de tudo, desde o desenvolvimento até a certificação dos carros, com pouco envolvimento da Daihatsu.
Como resultado, o lançamento do Toyota Yaris Cross no Brasil será adiado até meados de 2025 para verificação e certificação do projeto.
A Daihatsu continuará contribuindo para alguns aspectos do desenvolvimento, mas não liderará os projetos.
Inclusive, no início deste ano, o presidente da Daihatsu, Masahiro Inoue, foi nomeado CEO da Toyota América Latina e Caribe (TLAC), e o então presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang, assumiu o cargo.
A crise da Daihatsu atingiu a diretoria global da Toyota.
Evandro Maggio é agora o presidente da Toyota do Brasil.
Como ficará a produção:
A Toyota do Brasil concentrará toda a operação de fabricação de automóveis no Brasil em sua fábrica mais moderna em Sorocaba (SP) nos próximos dois anos.
A produção do Corolla sedã (hoje em Indaiatuba) também será fabricada em Sorocaba, após a transferência da antiga fábrica de peças de São Bernardo do Campo (SP).
Até 2026, o sedã será fabricado em duas fábricas.
A fábrica de Sorocaba poderá aumentar sua capacidade produtiva em até 50%, passando de 170.000 unidades a 255.000.

Assim, até 2026, todos os Corolla e Corolla Cross serão produzidos na mesma fábrica. Essa fábrica também produzirá motores híbridos flex e baterias do sistema importados atualmente.
Além disso, há o Yaris Cross, que também é um híbrido flex, e um projeto específico para a América Latina.
Este pode ser uma picape monobloco, embora inicialmente seja um modelo global, ou a nova geração do Yaris Hatch.
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