O Brasil tem muitas reclamações sobre a infraestrutura insuficiente para recarregar carros, Brasil o maior mercado do mundo para carros chineses.
No entanto, as vendas de modelos eletrificados continuam “bombando” no mercado nacional devido à preferência dos brasileiros por novidade e tecnologia.
A ABVE afirma que 51.296 veículos elétricos e híbridos foram vendidos no país apenas no primeiro quadrimestre deste ano. Isso representa um aumento de 162% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Além disso, essa tendência crescente tornou o país o maior mercado do mundo para carros elétricos produzidos na China.
Brasil o maior mercado do mundo para carros chineses:
As exportações de carros elétricos e híbridos plug-in para o Brasil aumentaram 13 vezes em comparação com o ano passado, chegando a 40.163 unidades em abril, de acordo com a Associação Chinesa de Carros de Passageiros (CPCA).
Assim, o país superou a Bélgica como destino principal para carros eletrificados chineses. Isso se deve ao fato de que o Brasil ocupava a décima posição neste ranking em janeiro.
Por um lado, a Europa tem evitado importar carros elétricos chineses, enquanto o Brasil está comprando cada vez mais carros elétricos. Por exemplo, a demanda em Espanha , França e Noruega de janeiro a abril.
A baixa se deve, além da falta de interesse do consumidor, à investigação da UE sobre subsídios para veículos elétricos chineses. As chinesas estavam interessadas em outros mercados, como a América do Sul e o Sudeste Asiático, como resultado disso.
Carros em geral
Apesar das avaliações impostas por países ocidentais devido à guerra contra a Ucrânia, a Rússia continua sendo o principal destino de exportação de carros para a China.
As exportações para esse país aumentaram 23% apenas nos primeiros quatro meses do ano. No total, foram 268.779 carros. O número é surpreendente no Brasil.
Aumentando em 536%. Como resultado, foram 106.448 unidades no período.
Chinesas vão mudar
A BYD, a princípio, tem a maior parte desse bolo. A fabricante continua a ser a principal montadora no Brasil no processo de eletrificação de veículos leves.
Foi responsável por quase metade dos assentamentos (7.045) em abril e teve uma participação de 46,3% no mercado de eletrificados.
No mês passado, apenas o Dolphin Mini vendeu 3.143 unidades, superando o típico Toyota Corolla.
A fábrica da montadora chinesa aqui no Brasil está pronta ainda neste ano devido às boas vendas.
O complexo está sendo construído nos antigos terrenos da fábrica da Ford em Camaçari (BA).
A GWM também está envolvida na construção de fábrica. Mas a chinesa será baseada na antiga fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis, no interior do estado de São Paulo.
A previsão é que a fábrica brasileira comece a funcionar no segundo semestre de 2024. Além disso, mais fabricantes estão chegando ao país.
Os cinco melhores do Brasil
As cinco montadas que mais emplacaram carros no Brasil nos quatro primeiros meses de 2024 foram:
1- O BYD é de 21.984.
2- GWM: 8.016
3- Toyota: 6.950
4- Caoa Chery: 3.082
5- Volvo: 2.043
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